sábado, 15 de setembro de 2012

[Game Maker] Engine Pause Game Letra por Letra

 Pause Game Letra por Letra



A pedido de um amigo, eu fiz essa engine de pause game, onde um texto é apresentado na tela letra por letra.
O mesmo mecanismo pode ser usado num sistema de chat com npcs, ou até mesmo em mensagens do jogo.

Vamos ao passo-a-passo do sistema:

1*- Marque a room do seu jogo como Persistente.
Isso é necessário, pois quando voltarmos do pause queremos que tudo esteja no mesmo lugar, do mesmo jeito que estava.



2*- Crie uma outra room , vamos chamá-la de Pause.
Ela deve ter o mesmo tamanho da room do seu jogo.

3*- Crie um objeto, vamos chamá-lo de Obj_Pause.
Crie uma nova sprite para ele,vamos chamá-la de Spr_Pause.
Nela crie várias sub-imagens para compor o texto que deseja. Sempre adicionando uma letra por vez.
Ex:


4*- No Obj_Pause vamos programar os eventos:
  Create:
//paramos a animação da sprite:
image_speed=0
//setamos o alarm:
alarm[0]=5

  Alarm[0]:

//Se a image_index estiver acima da última, aumentar 1 nela e redefinir o alarm:
if image_index<8 {image_index+=1;alarm[0]=5} 

  Key_Press_Enter:
//voltamos ao jogo
room_goto(Game)

5*- No objeto principal do seu jogo,que deve estar na room Game, coloque  um evento de key_press_space  e ponha uma ação para ir para room Pause:
EX:
//voltamos ao jogo
room_goto(Pause)

6*- Coloque o Obj_Pause na room Pause .

7*-Teste o jogo!!
Jogue um pouco na sua room Game, e depois aperte Espaço para pausar.
O texto irá se compor letra por letra.
Depois vc aperta espaço e volta ao seu jogo.










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